5 de julho de 2012

Imperador Amarelo 2011

Saindo do forno o clipe do espetáculo Imperador Amarelo 2011!

Direção e concepção: Dante Moretti
Direção Musical: Débora Letícia
Imagens e edição: Filó Comunicação Educação e Arte
Realização: Elring Klinger



O Imperador amarelo é um espetáculo inspirado nas técnicas de educação somática do ocidente. Baseado na estética da tradicional ópera de Pequim, ele aproxima Arte Marcial Chinesa, Dança Contemporânea, Música Experimental e Psicoterapia Corporal.


Através da lendária figura de Huang Di, conhecido como o Imperador Amarelo, considerado pai da cultura e medicina chinesa, o espetáculo revela em forma de metáforas corporais, a posição de pensadores da cultura oriental que valorizam e incentivam a sabedoria, a paz e a solidariedade diante da complexidade dos dramas humanos contemporâneos: violência, guerra, destruição da natureza e desrespeito a todas as formas de vida.

Este paradoxo existencial é vivenciado pelo expectador de maneira leve e lúdica, porém profundamente marcada pelos caminhos do corpo, da auto-expressão, do equilíbrio, da sanidade e principalmente da não violência, do entendimento entre os povos e da cultura de paz.

"A pessoa saudável é aquela que vive sua originalidade, se auto-regulando e buscando sua unicidade. Essa seria a finalidade biológica de cada vida. Toda vez que alguém não consegue expressar sua originalidade, a nossa espécie e o ecossistema em que vivemos perdem uma contribuição ao seu desenvolvimento, tornando-se, então, essa vida uma experiência inútil." Roberto Freire

Nenhum comentário: